terça-feira, 20 de outubro de 2009

Além de Darwin - Reinaldo José Lopes

Título: Além de Darwin
Autor: Reinaldo José Lopes
Editora: Globo
Páginas: 250
Preço: R$ 32,00
Revisão: Beatriz de Freitas Moreira e Carmen T. S. Costa
ISBN: 978-85-250-4768-7

Lançamento do livro "Além de Darwin" (veja a capa e a última capa aqui).

Dia 27 de outubro, a partir das 19h, na Livraria Capítulo 4 (Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi, tel. 2737 2037/2737 2038).


Exibir mapa ampliado

Orelha do livro:
"O embate entre biólogos evolutivos e criacionistas deixa a falsa impressão de que não há evidências que suportem uma das alternativas. No entanto, as provas em favor da teoria da evolução por seleção natural concebida por Darwin são abundantes, variadas, gloriosas. Além de Darwin é uma narrativa lúcida e envolvente de histórias que traduzem em exemplos concretos os preceitos da teoria evolucionista. Transpondo as amarras discursivas da academia, o jornalista Reinaldo José Lopes lança mão de um conhecimento abrangente da teoria de Darwin – e nos mostra por que precisamos conhecer esses preceitos e suas nuances, se quisermos entender as forças que governam a natureza. Além de Darwin sintetiza demonstrações coletadas em estudos de genética, anatomia, paleontologia, psicologia e neurociências em ensaios que abordam vários aspectos da teoria evolutiva. Ao mesmo tempo, o autor revela como esta tem sido interpretada, mal entendida e mal utilizada desde que Darwin lançou suas idéias em 1859.

Esta obra reflete a vasta curiosidade de Reinaldo Lopes, sua paixão pela vida, seu talento para transformar tópicos obscuros em histórias irresistíveis sobre a continuidade das espécies por mais de três bilhões de anos. Seja você um leigo em ciência ou um biólogo, defensor ardoroso ou inimigo ferrenho da teoria evolutiva, Além de Darwin é promessa certa de uma experiência enriquecedora.

Marcelo A. Nóbrega
Professor do Departamento de Genética Humana da Universidade de Chicago

Reinaldo José Lopes nasceu em São Carlos (SP) no dia 29 de setembro de 1978. Graduado em jornalismo pela USP, pela qual é mestre e doutorando em estudos linguísticos e literários, é repórter de ciência da Folha de S. Paulo. Ex-repórter e colunista de ciência do portal G1, trabalhou ou colaborou em publicações como Scientific America Brasil, Nature, Pesquisa Fapesp, Superinteressante e Galileu. É ganhador do Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Ciência e do Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica.
"

Nenhum comentário: